Escolha uma Página

Projeto Rede Estadual de Pesquisa Clínica (Repclin)

A Plataforma de Modernização da Saúde (PMS), lançada em 2019 e o Programa Atração de Talentos, trazem novas perspectivas para a SESA e para a ESP/CE, como instituição de ensino e pesquisa (SESA, 2019).

Em consonância com a PMS, o Plano Plurianual (PPA) 2020 – 2023 instituiu o Programa “Gestão da Rede de Conhecimento e Educação, Tecnologia e Inovação em Saúde” com a iniciativa “Promoção do conhecimento técnico-científico alinhado às políticas de saúde” contemplando as entregas: Rede Estadual de Pesquisa Clínica e Centro de Pesquisa Clínica Implantado.

A Rede Estadual de Pesquisa Clínica (Repclin) está sendo instituída a partir da realização do diagnóstico situacional e potencial das unidades de saúde, com o intuito de implementar estratégias de promoção e disseminação do conhecimento técnico-científico por meio de pesquisas baseadas em evidências. Dada a sua relevância este projeto foi incorporado ao Termo de Acordo de Resultados junto à SEPLAG, que objetiva dar celeridade aos resultados prioritários esperados para o exercício de 2020.

Assim, a ESP atuará na coordenação, monitoramento, apoio, integração e fortalecimento dos estudos clínicos realizados em 13 unidades de saúde da SESA. Centros de Pesquisa Clínicas serão implantados nas unidades e o Núcleo de Apoio ao Pesquisador será constituído na ESP/CE.

Nessa perspectiva, baseada na necessidade de estabelecer a governança das pesquisas, a Repclin pretende contribuir para o fortalecimento e o aumento da produção científica e tecnológica na área da saúde, tendo em vista o desenvolvimento descentralizado de pesquisas direcionadas para a resolução de problemas de saúde da população e para o aprimoramento do SUS.