Escolha uma Página

Pressupostos Filosóficos

Os pressupostos filosóficos, aqui apresentados, estão coerentes com a missão da ESP/CE, norteiam sua ação pedagógica, embasam os pressupostos teórico-metodológicos e orientam novas formas de organizar programas educacionais e de estruturar o processo de aprendizagem. Esses pressupostos filosóficos tomam como base os fundamentos do pensamento filosófico-educacional de John Dewey, apresentados em sua obra, sobretudo Democracia e Educação e Como Pensamos, e as concepções da educação transformadora de Paulo Freire, que, até certo ponto, ecoa direta ou indiretamente a obra de Dewey. ‘De maneira sintética, os pressupostos filosóficos deste PPP estão embasados na teoria do conhecimento, aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que o professor e o estudante aprendem juntos e trocam experiências em uma relação dinâmica, na qual a prática é orientada pela teoria e, em um processo constante de aperfeiçoamento, reorienta essa teoria. Assim, para a teoria dialética do conhecimento, a melhor maneira de
aprender é refletir sobre a experiência, é pensar a prática e retornar a ela para transformá-la em um ciclo permanente de ação-reflexão-ação. Portanto, pensar a prática, o concreto, a realidade, e não pensar pensamentos.

Seis pressupostos filosóficos centrais dão base ao Projeto Pedagógico da ESP/CE, de uma maneira abrangente, inter-relacionando-se entre si:

v

Educação e Democracia

Educação em um contexto de mudanças e para a transformação social

Educação como reconstrução da experiência

Educação como processo de crescimento e desenvolvimento continuado

Educação num contexto de inovação tecnológica

Educação como ferramenta de ressocialização