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Estrutura Física

Instalações Físicas

A ESP/CE possui uma sede própria situada à Av. Antônio Justa, 3161, no bairro Meireles, em Fortaleza-Ce, compreendendo um total de (3.340,59m²) de área construída, dotada de recursos estruturais para a execução de suas atividades. Tais instalações
estão equipadas com insumos audiovisuais (multimídia, equipamentos de som e vídeo) e infraestrutura de informática que garante a adequada implementação das atividades de ensino. O espaço físico da ESP/CE (Central) é distribuído em CINCO PAVIMENTOS:

  • No subsolo estão localizados 03 auditórios (sendo 01 com capacidade para 260 lugares; e 03 para 60 pessoas cada);
  • Pátio interno; Arquivo permanente; 01 (um) Banheiro masculino, 01 (um) feminino e 02 (dois) especiais.
  • No Pavimento térreo, encontram-se: jardim externo, pátio interno, rampa de acesso, Ouvidoria, Grupo de trabalho de Seleção Pública, Recepção, Protocolo, Reprografia, Núcleo de Gestão Administrativa, RH, Almoxarifado, Ouvidoria, Diretoria Administrativo-Financeira, Núcleo de Gestão Financeira, 02 (dois) banheiros femininos, 02 (dois) banheiros masculino e 02 (dois) especiais.
  • No 1º PAVIMENTO estão localizados o Centro de Extensão em Saúde, Secretaria Escolar, Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde, Centro de Documentação e Biblioteca, Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação, Refeitório.
  • No 2º PAVIMENTO, estão o Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, bem como a Assessoria de Comunicação, além de 01 (um) banheiro masculino, 01 (um) feminino e 01 (um) unissex dentro da (Ascom) e sala de monitoramento da segurança eletrônica.
  • No 3º PAVIMENTO, encontram-se Assessoria Jurídica, Diretoria de Educação Profissional em Saúde, Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Diretoria de Pós-graduação em Saúde, Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde, Centro de Residências em Saúde, o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará, o Gabinete da Superintendência, 01 (um) banheiro unissex, 01 (um) banheiro masculino, 01 (um) feminino, (sala de apoio).

O acesso a todos os pavimentos da ESP/CE se faz por rampas, para portadores de necessidades especiais, e escadas. Desde 2008, a ESP/CE conta com um prédio anexo, que sediou a Diretoria de Educação Profissional em Saúde, com uma área construída de 1.091,20m2, distribuída em dois pavimentos. A distribuição dos ambientes, ao longo da circulação e pelos níveis do edifício, obedeceu às necessidades de proximidade entre eles e a função a qual o mesmo se destina.

O espaço físico desse prédio, anexo, é distribuído em dois pavimentos, sendo adaptado e sinalizado para atendimento a pessoas com necessidades especiais, para isso, conta com um elevador destinado a esse público.

No PAVIMENTO TÉRREO estão localizados a recepção, 04 salas de apoio de cursos, 01 sala de aula, Centro de Investigação Científica, Comitê de Ética em Pesquisa, 1 laboratório de informática, 02 banheiros femininos e 01 para pessoas com necessidades especiais. No 1º PAVIMENTO estão localizados 03 salas de aula, 02 laboratórios de práticas integradas I e II, nos quais serão desenvolvidas as habilidades dos estudantes de diversas áreas como análises clínicas, citologia, Enfermagem, prótese dentária, dentre outros (Centro de Simulação Realística), banheiros masculino e feminino.

Laboratórios

O laboratório de informática está equipado com 20 computadores, para apoiar os estudantes, oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Todos os computadores possuem acesso à Internet, com excelente velocidade.

Centro de Documentação e Biblioteca

O Centro de Documentação e Biblioteca (Cedob) tem o propósito de oferecer suporte aos programas e projetos, desenvolvidos na ESP/CE; subsidiar as atividades docentes e discentes, tanto em nível técnico-profissionalizante quanto de pós-graduação; e disponibilizar recursos bibliográficos, pertinentes aos conteúdos programáticos dos cursos e demais atividades correlatas, responsável pelo provimento de informações às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Cabe destacar que é responsabilidade dos docentes a indicação das bibliografias básicas e complementares das disciplinas de cada curso, como vistos ao desenvolvimento do acervo bem como sua manutenção e constante atualização, parte essencial perante as avaliações realizadas pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará para reconhecimento, renovação e autorização dos cursos.

O Cedob integra o Projeto de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS), iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o objetivo de democratizar o acesso às informações em saúde, integrando bibliotecas e unidades de informação de instituições federais, estaduais e municipais voltadas ao ensino, à pesquisa e participação social. A Rede BiblioSUS conta, ainda, com a base de dados Coleção Nacional de Fontes de Informação do SUS, considerada a memória técnica do SUS, compreendendo a produção bibliográfica e institucional de saúde pública no Brasil. A expectativa é que as ações da Rede BiblioSUS alicerçarão as unidades de informação, sobretudo, quando à qualificação de serviços, integração de equipes e troca de experiências, considerando o acesso equitativo à informação sob a ótica do trabalho cooperativo.

O (Cedob) dispõe de uma área física de 125,27m2, com espaço adaptado para 35 lugares no salão de estudos, que é acoplado ao acervo. O Cedob está equipado com 06 computadores, com acesso à Internet, que permitem a pesquisa no Sistema de
Gerenciamento de Biblioteca (Gnuteca) – catálogo online do Cedob – e acesso aos bancos de dados nacionais e internacionais, como LILACS, MEDLINE, COCHRANE, SCiELO, Portal de Periódicos do Capes: BVS/MS e Bibliotecas Virtuais em Saúde de livre acesso.

O Cedob oferece suporte aos estudantes, desde o início do curso, expondo os serviços que a Biblioteca oferece e na orientação do Guia para Normalização de Trabalhos Conclusão de Curso (TCC; TCR), na aplicação das normas da ABNT como elaboração da folha de rosto, sumário, das seções primárias e secundárias, da paginação e das referências bibliográficas; e no decorrer da elaboração do TCC e TCR, o estudante é orientado em suas pesquisas.

O Cedob dispõe de uma seção no site da ESP/CE (www.esp.ce.gov.br), com informações como o Manual para Normalização Bibliográfica de Trabalhos Acadêmicos: estilos ABNT e Vancouver, revisto e atualizado; Alerta CEDOB é boletim para divulgar as
últimas aquisições bibliográficas e Links para pesquisas.

O acervo bibliográfico, especializado em saúde pública e coletiva, tem cerca de 10.571 livros; 2.491 TCC; e com acesso digital 1.090.obras de referência 910 todos com acesso para pesquisa registrados no Sistema Gnuteca contemplando várias áreas de
conhecimento, com ênfase em:

  • Gestão e Administração; Especialidades Médicas;
  • Política de Saúde do SUS; Educação;
  • Educação em Saúde; Epidemiologia;
  • Metodologia Científica; Promoção da Saúde;
  • Saúde Ambiental; Saúde Mental;
  • Vigilância em Saúde; Atenção Primária.

Tecnologia da Informação

A ESP/CE dispõe de um Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic), estruturado para atender a todas as demandas institucionais. Sua infraestrutura tecnológica conta, atualmente, com 214 microcomputadores, sendo 20 alocados no
laboratório de informática, interligados em uma rede local de acesso restrito aos funcionários da Escola, mediante autenticação de segurança. Os demais equipamentos de informática são: 10 Servidores; 11 Impressoras; 18 Notebooks; 03 No-breaks; 11 Switchs;
10 Projetores Multimídia; 142 Estabilizadores, 02 Scanners, 01 Tablet, 01 Robô de Backup, 170 ResponseCards RF e 04 Bases Receptora USB.

Visando a promover encontros virtuais com outras instituições, a ESP/CE mantém uma sala de videoconferência, equipada com equipamentos Tandberg; além de mais um equipamento adicional para videoconferência, disponibilizado no gabinete da
superintendência.

A Rede interna (Intranet) possui um papel fundamental no gerenciamento das atividades internas da ESP/CE e, gradualmente, sistemas informatizados vêm sendo desenvolvidos e implantados para otimizar a administração de processos e serviços, tais
como:

  • Gestão Acadêmica SAGU: ferramenta em Software Livre, customizado para atender às necessidades da ESP/CE, que visa a gerenciar todo o relacionamento do estudante com a instituição, dentro da esfera acadêmica e administrativa; possibilita o registro de todos os componentes dos currículos dos programas educacionais, todo o controle e acompanhamento acadêmico dos cursos, a emissão de relatórios e outros documentos,
    tudo online, de forma rápida, confiável e segura.
  • Gestão de Biblioteca (Gnuteca): sistema para automação e gestão de bibliotecas, que usa o padrão MARC21 para catalogação. Tendo sido customizado na versão 3.2 e implantado em todos os órgãos vinculados e unidades mantidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.
  • Portal de Educação a Distância (EaD): Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), usa a plataforma Moodle®, que é um ambiente que atende às principais necessidades dos estudantes e docentes e contém diversos espaços, recursos e diversas ferramentas, que possibilitam trocas de informação, interações e a construção do conhecimento.
  • Sistema de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh): desenvolvido pela equipe interna da ESP/CE, que utiliza recursos de software livre. O Sigrh visa a gerenciar todas as contratações de trabalhadores que atuam na ESP/CE.
  • Concursos e Seleções: os processos seletivos, realizados pela ESP/CE, contam com um sistema que gerencia todas as fases do certame.
  • Sistema de Solicitação de Documentos (SSdoc): gerencia a solicitação de emissão de 2ª via de Certificados ou Diplomas de cursos realizados pela ESP/CE.
  • Sistema de Gestão de Frotas (SigaFrota): visa a gerenciar e controlar o uso dos veículos na instituição. Sistema disponível no Portal do Software Público Brasileiro, que foi customizado para atender às necessidades da ESP/CE.
  • Revista Cadernos ESP criada em 2005, possui periodicidade semestral, é um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em diversos campos do fazer saúde, em especial da Saúde Coletiva. Tem por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces, visando tornar públicos e de livre acesso os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços
    de saúde.
  • Área de acesso corporativo (SISWeb): ambiente de acesso aos sistemas corporativos da ESP/CE e está em constante atualização.
  • Sistema de Pesquisa Interna (Lime Survey): sistema gerenciador de pesquisas, que permite coletar informações através de questionários online, permite cadastrar pesquisas abertas ou fechadas, anônimas ou identificadas, públicas ou privadas e, também, gera relatórios estatísticos das respostas obtidas.
  • Sistema de gerenciamento de atas (Ataweb): visa a gerenciar os registros de atas de reunião, integrado aos recursos de correio eletrônico, utilizado na ESP. Esse sistema foi cedido pela Secretaria das Cidades.
  • Service Desk (chamados técnicos): serviço de atendimento ao usuário interno via sistema (service desk) para resolução de problemas de TI e outras solicitações, relativas a assuntos pré definidos e tem como principal objetivo: funcionar como um ponto central de contato entre os usuários e o departamento de TI.

A ESP/CE mantém seu provedor de Internet através de uma ligação com o Cinturão Digital do Ceará (CDC), fazendo parte da GigaFor -GOV (Etice), com velocidade de 1 gigabit. A implantação do provedor colocou à disposição de seus técnicos e funcionários todo potencial de comunicação e informação oferecido pela Internet. Em seu portal (http://www.esp.ce.gov.br), são encontradas diversas informações pertinentes à ESP/CE e seus serviços.

Considerando os vários meios de tecnologias colaborativas, a ESP/CE promove capacitação dos seus servidores/colaboradores para uso de tecnologias colaborativas. Para isso, segue-se um fluxo para a execução de capacitações, sendo ele:

  1. Identificar e propor soluções para capacitação das equipes de trabalhos de todos os setores para o uso de recursos tecnológicos colaborativos, importantes para a realização de suas tarefas.
  2. Acompanhar e facilitar processo de trabalhos na modalidade Home Office quando necessário.
  3. Propor Oficinas com cada setor da ESP/CE para o cumprimento eficiente das capacitações.
  4. Incentivar o uso de metodologias ágeis para os trabalhos colaborativos.
  5. Acompanhar e contribuir na criação e instituição do Comitê de Políticas Digitais que deverá fornecer as diretrizes para a execução deste.

Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da ESP/CE atua em sala específica no primeiro andar do prédio. Formada por 3 jornalistas e 3 designers, a Ascom funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Ascom tem como objetivo estabelecer sólidas e confiáveis relações com os meios de comunicação, aproximando-os no sentido de divulgar ações, projetos de pesquisa, cursos e eventos ligados à saúde do Estado; promover a imagem institucional de forma positiva, estabelecendo uma relação de confiança e credibilidade com a comunidade; divulgar internamente e externamente as atividades promovidas pela ESP/CE.

Para atender às demandas referentes aos processos de comunicação interna e externa da ESP/CE, a Assessoria de Comunicação conta com uma equipe localizada na Escola com apoio da Sesa e Casa Civil. A equipe busca cumprir com qualidade e profissionalismo todas as suas atividades. Estas podem ser divididas em: manutenção da intranet e site institucional; produções gráficas; alimentação dos murais institucionais; planejamento, divulgação e participação na execução de eventos (no que tange a comunicação) e campanhas institucionais; atendimento à imprensa; cobertura jornalística; produção de vídeos de caráter informativo; e cobertura fotográfica.