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Projeto de Desenvolvimento Docente (CEDES)

Uma das principais estratégias, para implementação do PPP na ESP/CE, é o Programa de Desenvolvimento Docente (PDD), que busca o desenvolvimento e aprimoramento de competências no campo educacional entre os docentes e técnicos responsáveis pela formulação e execução dos programas educacionais da ESP/CE.

A elaboração do PDD está em consonância com a sistemática de desenvolvimento dos programas educacionais da ESP/CE, os quais se fundamentam em um conjunto de premissas consistentes com os conhecimentos gerados pela investigação científica no campo da educação e, potencialmente, efetivas para a formação de profissionais com os atributos desejados. Esses pressupostos, que constituem os pilares sobre os quais os currículos dos diversos programas educacionais são elaborados, constituem-se em: a) centrado no estudante; b) baseado em problemas; c) aprendizagem no contexto; d)
abordagem temática multidisciplinar, integrada e por competência; e e) com orientação e base na comunidade.

Logo, o PDD tem como finalidade dar um aporte de conhecimentos técnicocientíficos, promovendo a educação permanente dos docentes, no que se refere ao desenvolvimento da metodologia de ensino-aprendizagem, adotada pela ESP/CE; ao desenho do currículo dos cursos a serem ministrados; à produção do material didático, coerente com as diretrizes pedagógicas, assumidas pela ESP/CE; ao sistema de avaliação de suas atividades educacionais e à atuação docente em consonância com essa nova abordagem educacional, proporcionando uma discussão conceitual e crítica reflexiva sobre estes temas.
Desse modo, o Cedes subsidia a ESP/CE no cumprimento de seu compromisso político-pedagógico de continuar atendendo às demandas de formação profissional, educação permanente e atualização dos trabalhadores de saúde da rede, que integra o SUS do Estado do Ceará.

O Programa de Desenvolvimento Docente tem como objetivos:

  1. Estabelecer mecanismos de diálogo com o corpo docente, a fim de estimular a discussão continuada das práticas adotadas, visando ao seu aperfeiçoamento contínuo;
  2. Promover a aproximação dos docentes com a política educacional, as normas e os padrões adotados pela ESP/CE;
  3. Favorecer a aquisição de conhecimentos básicos acerca dos fundamentos e componentes essenciais das metodologias ativas, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas/Problem-based Learning (PBL), na Problematização e na Aprendizagem Baseada em Equipes/Team Based Learning (TBL);
  4. Promover a capacidade dos docentes para utilização de métodos de ensinoaprendizagem em ambientes de trabalho;
  5. Promover a aquisição de conhecimentos acerca do desenho de currículo, baseado em competência;
  6. Desenvolver a competência para a atuação docente como facilitador na Aprendizagem Baseada em Problemas e na Problematização;
  7. Habilitar o corpo docente para utilização da Educação a Distância como ferramenta de apoio ao ensino presencial;
  8. Colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes da ESP/CE;
  9. Desenvolver a competência para a elaboração dos materiais didáticos de cursos presenciais e a distância;
  10. Desenvolver a competência para a condução de processos grupais;
  11. Desenvolver a compreensão dos principais aspectos a serem considerados para um sistema de avaliação em programas educacionais.

O Programa de Desenvolvimento Docente concentra as suas ações em dois grandes eixos: na educação permanente em saúde e no apoio aos processos grupais.

Desde meados dos anos 2000, o governo federal adotou a política de educação permanente como uma estratégia para a recomposição das práticas de formação, de atenção, de gestão e de controle social no setor da saúde, sendo sua implantação fundamental para a consolidação do SUS. É nessa perspectiva que o PDD propõe as ações de educação permanente para os docentes da ESP/CE, entendendo-a como um processo educativo contínuo de qualificação pessoal e profissional, no âmbito individual e coletivo, partindo do pressuposto da aprendizagem significativa, visando a alcançar perfis
profissionais, orientados pelas necessidades da população, a partir da problematização do processo de trabalho.

Dentre as ações do PDD está previsto o estímulo ao desenvolvimento de competências para o manejo técnico-psicológico de grupos. Esse trabalho deverá ser desenvolvido de maneira sistemática com a participação de docentes da ESP/CE da área da Psicologia.

Além disso, um dos desafios iniciais, que se apresentam para o desenvolvimento de um programa de formação docente para a ESP/CE, está relacionado à variabilidade de horários e atividades dos profissionais, envolvidos no processo educativo, alguns docentes têm dedicação em tempo integral, enquanto que outros possuem disponibilidades de horário muito variado, o que dificulta a realização eficaz de atividades que exijam vários encontros, sendo difícil, ou mesmo impossível, conseguir agendar dias e horários que permitam o comparecimento de todos.

Desta forma, o PDD deverá contemplar atividades educacionais presenciais, seguidas de atividades na modalidade a distância, desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, mantido pela ESP/CE (ESP VIRTUAL), utilizando metodologias de ensino assíncrono, a fim de viabilizar ao docente a melhor administração de seus horários disponíveis. A realização das atividades presenciais será de tal forma que não haja necessidade de seguidos encontros para sua conclusão.

Assim, a fim de atender às necessidades de educação permanente do corpo docente da ESP/CE, as atividades do PDD estarão classificadas dentro de três Áreas Temáticas: Área I: Conhecimento Institucional; Área II: Conhecimento em Docência; e Área III: Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Área I: Conhecimento Institucional

Envolve atividades voltadas para fornecer ao docente maior familiaridade com a filosofia, os procedimentos e padrões, estabelecidos pela ESP/CE, constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto Político Pedagógico (PPP) e no Regimento Escolar. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, nesta área, podem ser destacadas, dentre outras:

  1. Identidade Organizacional (Missão, Visão de Futuro e Valores da ESP/CE);
  2. Finalidades e Objetivos Institucionais;
  3. Estrutura Organizacional;
  4. Padrões institucionais para a área de ensino.
  5. Concepções que norteiam a Ação Pedagógica na ESP/CE: Pressupostos Filosóficos; Pressupostos Teóricos-Metodológicos
  1. Premissas e diretrizes gerais dos programas educacionais;
  2. Normas institucionais;
  3. Modelos e Procedimentos adotados pela instituição;
  4. Direitos e Deveres do Corpo de Docentes, Discentes e Técnico Administrativo.

Área II: Conhecimento em Docência

As atividades, desta área, devem promover o repensar sobre os saberes docentes, considerando as exigências do contexto atual e as dificuldades que o docente encontra no exercício de sua prática. Durante o desenvolvimento do PDD, devem ser contemplados, dentre outros, os seguintes temas:

  1. Processo de Ensino-Aprendizagem e Teorias da Aprendizagem do Adulto;
  2. Desenho de Currículo Baseado em Competência;
  3. Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem – Aprendizagem Baseada em Problemas/Problem-based Learning (PBL), Problematização e Aprendizagem Baseada em Equipes/Team Based Learning (TBL);
  4. Produção do Material Didático;
  5. Atuação Docente / Papel do professor / Relacionamento professor-estudante;
  6. Ensino-aprendizagem em ambientes de trabalho;
  7. Fundamentos da Educação a Distância;
  8. Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  9. Tutoria em Educação a Distância;
  10. Sistema de Avaliação Educacional (do estudante e do Programa Educacional);
  11. Diferenciais na Avaliação por Competências;
  12. Avaliação em Educação a Distância.

Área III: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Envolve atividades, que possibilitem o desenvolvimento pessoal do docente, contribuindo para sua formação cultural, humanística e ética; além de promover o seu aprimoramento profissional, mediante ao favorecimento do estudo de temáticas, que colaborem para a formação geral do docente e a ampliação de suas áreas de competência, de acordo com as demandas por aperfeiçoamento e performance, especializados, requeridas para a sua atuação na área a que está vinculado. Nesse sentido, o desenvolvimento profissional prevê tanto o incremento de conteúdos específicos, em determinadas áreas do conhecimento, mediante a participação em cursos de mestrado e doutorado, identificados e pactuados pela ESP/CE; quanto à utilização de ferramentas de
aperfeiçoamento profissional, com a oferta de alguns cursos básicos, como por exemplo, cursos de informática, de Inglês instrumental ou de habilidades gerenciais específicas. Assim, a ESP/CE buscará dispor de um corpo docente com uma formação geral ampliada e com uma visão de profundidade sobre as suas áreas de competência.

Para viabilizar estas atividades, a ESP/CE estabelecerá articulações e celebrará convênios, contratos e parcerias com instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, que ofereçam cursos de pós-graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado), como, também, financiam o pagamento de bolsas de estudo para a sua realização. Outra estratégia seria o incentivo e ajuda financeira para participação de docente da ESP/CE em congressos, seminários, feiras, reuniões científicas, tecnológicas ou pedagógicas e cursos para capacitação docente, com ou sem apresentação de trabalho de sua autoria ou coautoria, desde que seja considerado relevante pelo setor ao qual o docente está vinculado. Isto porque quando se estuda a viabilidade de propostas de desenvolvimento profissional, deve-se atentar que esse desenvolvimento está,
intimamente, relacionado às melhorias de condições de trabalho, não apenas econômicas, mas, também, materiais e pessoais.

Esse Programa tem caráter permanente e sua execução ocorrerá a médio e longo prazo, sendo estruturada em ciclos formativos com duração de dois anos cada.

Para viabilizar o alcance dos seus objetivos, o PDD está composto de atividades obrigatórias e de atividades complementares. No que diz respeito às atividades consideradas obrigatórias, todos os docentes da instituição, a fim de continuarem aptos a atuarem na ESP/CE, deverão participar dessas atividades, com aproveitamento satisfatório em toda a sua consecução. Quanto às atividades complementares, o docente poderá escolher aquela(s) que mais lhe interesse(m), devendo, porém, participar com aproveitamento em, pelo menos, uma delas, ao longo de um ciclo formativo, para continuar
apto a atuar na ESP/CE. As atividades obrigatórias perfazem um total de 386 horas, ao longo dos dois anos do primeiro ciclo formativo, e as atividades complementares somam 124 horas nesse mesmo período.

O PDD compõe-se de seminários, cursos, oficinas, grupos de estudo e discussão, compreendendo os conteúdos relativos às três Áreas Temáticas.