Escolha uma Página

Centro de Inteligência em Saúde

O projeto é de criação e desenvolvimento do Centro de Inteligência em Saúde do Governo do Estado do Ceará (CISEC), caracterizado como uma estrutura centralizada capaz de capturar, processar e analisar as informações relevantes à Saúde do Ceará em seus contextos mais inclusivos. Desse modo, o CISEC pretende buscar ativamente informação relevante, analisar a distribuição, padrões e determinantes das condições de saúde e doença associados à população do Estado do Ceará para subsidiar políticas de saúde destinadas a acelerar a jornada do Estado em direção a níveis elevados de desenvolvimento humano e social.

O CISEC deve aplicar as técnicas de Health Analytics atrelada às práticas de saúde do governo do estado. Health Analytics é um conjunto de metodologias utilizadas para analisar grandes volumes de dados relacionados ao setor de saúde, contribuindo no cuidado clínico e na gestão dos recursos de saúde. A contribuição está em reduzir desperdícios e melhorar a qualidade e a produtividade do cuidado com a saúde dos beneficiários, sempre de forma sustentável.

Health Analytics envolve diversas práticas para contribuir com médicos e gestores, incluindo manejo dos dados não padronizados de saúde, clusterização das variáveis a serem estudadas (como fornecedores, prestadores, usuários, procedimentos e dados clínicos) e machine learning como mecanismo de predição analítica para tomada de decisão estratégica e precoce.

O presente projeto visa desenvolver um Centro de Inteligência e uma plataforma integrada de Health Analytics para o enfrentamento dos principais problemas de saúde que afligem a população do Estado do Ceará, usando modelos de predição, diagnóstico e prescrições médicas com modelos de forecasting, Deep Learning e Explainable Artificial Intelligence, entregando uma plataforma de acompanhamento para um conjunto de patologias que afligem a população do Estado do Ceará.

Portanto, o CIESC produzirá inteligência para a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e para a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) sob a forma de boletins, relatórios, análises, estimativas, projeções, análises de impacto, simulações e outros produtos técnicos de formato apropriado para demandas governamentais. Em paralelo, o CISEC oferecerá uma plataforma de trabalho considerável
para estudos acadêmicos nas esferas de graduação e pós-graduação, além de base para produção do mesmo nível por consultores nacionais e internacionais. Nessa esfera, as entregas do CISEC serão as tradicionais formas acadêmicas de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, revisões e manuscritos originais.