Escolha uma Página

Anos 2000

2000

No segundo semestre de 2000, mediante consultoria do Institut Nationale de Veille Sanitaire (INVS), instituição francesa de renome no campo da saúde ambiental, a ESP/CE elaborou o currículo do Curso de Especialização em Vigilância Ambiental e de Vigilância Sanitária, além de cursos básicos, os quais foram beneficiados cerca de 137 municípios das Regiões de Saúde: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Aracati, Sobral, Acaraú, Tianguá, Crateús, Tauá, Limoeiro do Norte, Russas, Quixadá, Baturité e Canindé. Destaca-se, também, na área da Vigilância em Saúde, turmas do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária e a oferta do primeiro Curso de Especialização em Endemias, no Brasil.

Avançando ainda mais em suas realizações, a ESP/CE, em conjunto com o Instituto de Tecnologia Educacional Open University, de Londres, na Inglaterra, e por intermédio de uma consultoria realizada pelo professor Dr. Fred Lockwood, deu início ao seu programa de Educação a Distância (EaD) e participou, também, da Comissão Interinstitucional Estadual, que implantou o sistema de videoconferência no Estado.

Para dar maior incremento a essas atividades, foi criado o Núcleo de Educação a Distância (NEAD), por meio da Resolução nº 05/2002, de 13 de março de 2002, e do Conselho Técnico-Administrativo (Contec), da ESP/CE, com a finalidade de colaborar na formação de recursos humanos para o SUS, através do desenvolvimento de programas de educação a distância e da utilização do sistema de Infovias do Estado, transformando a ESP/CE em um polo difusor de novas tecnologias e estratégias educacionais na área da saúde.

A ESP Virtual foi criada para atuar no ensino presencial e a distância com o objetivo de contribuir para a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, utilizando tecnologias da informação e comunicação com ênfase em educação a distância. A inovação do processo de ensino aprendizagem e uso das metodologias ativas de educação firmam a credibilidade e a qualidade dos cursos ofertados pela instituição.

Ao longo de sua trajetória, a ESP/CE desenvolveu, em parceria com a Fundação W. K. Kellogg, organização não governamental estadunidense, o Projeto Município Saudável, que começou no município de Sobral, que se estendeu para o município de Crateús. O objetivo desse projeto era construir novas práticas e um novo ensino em saúde pública no Ceará, incluindo participação social, promoção da saúde, município saudável e desenvolvimento educacional. Ainda, em 2000, a ESP/CE foi credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Parecer CEC nº 82/00, para o período de 09.02.2000 a 09.02.2003.

2001

Em abril de 2001, a ESP/CE, com apoio da Agência de Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico (DFID), no Reino Unido, promoveu o Seminário Internacional sobre Saúde da Família: Formação, Certificação e Educação Continuada do Médico de Família, reunindo, em um evento pioneiro na América Latina, cerca de 400 profissionais de saúde de todo o Brasil, além de expoentes da medicina de família de cinco países, Holanda, Canadá, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, para aprofundar um debate de importância crucial para a reforma do sistema de saúde brasileiro: a formação e o desenvolvimento profissional do médico de família.

Com o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (Profae), iniciado em 2001, foram realizadas 185 turmas de Auxiliar de Enfermagem até 2005, atendendo mais de 60% dos municípios do Estado, disponibilizando para o SUS cerca de 5.351 profissionais formados com qualificação técnica e preparação para a humanização dos cuidados de Enfermagem.

A coletânea das conferências, realizadas nesse evento, foi organizada em um livro, editado pela ESP/CE, que contém um rico acervo de informações históricas sobre o desenvolvimento da medicina da família no continente europeu e norte-americano.

2002

Em março de 2002, foi criado o Comitê de Investigação Científica, atualmente, denominado Centro de Investigação Científica (CENIC), com a finalidade de estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas programáticas da instituição, assegurando que as investigações estejam em consonância com as linhas de pesquisa de interesse do sistema de saúde e garantindo a originalidade, a relevância e um elevado padrão de qualidade.

A realização de estudos em parceria com instituições nacionais e internacionais, a elevada produção técnica e científica dos seus discentes, docentes e técnicos e o lançamento de editais por instituições de apoio e fomento à pesquisa, CNPq e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)/Ministério da Saúde, evidenciaram a necessidade desse Centro de Pesquisa na ESP/CE.

Assim, em seu processo de trabalho, o Cenic articula o desenvolvimento da pesquisa à capacitação do corpo docente da ESP/CE e à consolidação das Diretorias e dos Centros, como espaço de produção e desenvolvimento acadêmico da instituição, no campo do ensino, da pesquisa e extensão. Dessa forma, com base na definição do escopo de atuação das áreas programáticas e identificação de problemas/temas que configuram potenciais focos de investigação científica, foram estabelecidas quatro áreas prioritárias de pesquisa: Aspectos Assistenciais e Epidemiológicos da Atenção Primária à Saúde; Organização e Avaliação de Sistema e Serviços de Saúde; Desenvolvimento de Programas e Abordagens Educacionais para os Profissionais de Saúde; e Vigilância da Saúde.

2003

Entre 1999 e 2003, foram elaborados 30 projetos de pesquisa, sendo 08 na área de Assistência e Epidemiologia da Atenção Primária à Saúde; 10 na área de Organização e Avaliação de Sistemas e Serviços de Saúde; 09 na área de Desenvolvimento de Programas e Abordagens Educacionais para os Profissionais de Saúde e 03 na área de Vigilância da Saúde.

É importante ressaltar a parceria de instituições nacionais e internacionais no desenvolvimento desses estudos. Para tanto, a ESP/CE tem concorrido a editais, lançados pelas diversas agências de fomento à pesquisa. Ainda, em 2002, a ESP/CE foi credenciada para ministrar cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Parecer CEC nº 694/2002, com validade até 31.12.2007.

O Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), idealizado pelo Ministério da Saúde, foi desenvolvido a partir de 2002, respaldado pelos resultados obtidos com o Profae.

Em novembro de 2003, a ESP/CE, procurando registrar a admiração e o respeito pelos notáveis na esfera da saúde pública no Estado do Ceará, instituiu a Medalha, criada por meio do Decreto nº 27.260. Essa comenda destina-se a homenagear pessoas, físicas e jurídicas, por relevantes serviços prestados nas áreas do ensino, da pesquisa e cooperação no âmbito do SUS, especialmente, no Ceará. A escolha do agraciado se dá anualmente, por meio de eleição, pelos funcionários da Escola, com aprovação, na época, do Conselho Diretivo.

2004

Ao comemorar uma década de funcionamento do PSF, a ESP/CE, em parceria com a SESA, realizou, em novembro de 2004, a I Mostra da Saúde da Família do Ceará e II Seminário Internacional sobre Saúde da Família, com o intuito de compartilhar os conhecimentos e as experiências adquiridas, tanto no Brasil como em alguns países da América Latina (Chile, Cuba e El Salvador).

2005

Em 2005, o Cenic coordenou a execução de diversos cursos do Programa de Educação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde para o SUS do Ceará, fruto de um convênio entre o Ministério da Saúde, a Funcap e a Secretária da Saúde do Estado do Ceará.

Em setembro de 2005, em comemoração aos seus 12 anos ESP/CE realizou um evento especial, a I Expoesp, com o tema “A Escola na Produção do Conhecimento”. Nessa atividade, a ESP/CE mostrou sua trajetória, suas ações e atividades, realizadas ao longo desse tempo. Durante a solenidade, houve a outorga da Medalha (Patrono da ESP/CE) ao médico Carlile Lavor de Holanda, ex-secretário da Saúde do Estado e idealizador do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, modelo que serviu de referência para a implantação da estratégia Saúde da Família em todo o Brasil. Ainda como parte da programação da I Expoesp, foram realizadas a II Mostra Saúde da Família do Ceará, a I Mostra em Vigilância Sanitária do Ceará e o III Fórum de Residência Médica do Estado.

Outro momento especial foi o lançamento da revista Cadernos ESP, uma publicação semestral, voltada para atender às necessidades do SUS, divulgar pesquisas em saúde coletiva, no âmbito regional e nacional, apoiar a estratégia de Saúde da Família e fomentar o diálogo entre as profissões e os saberes, que estão na linha de frente dos serviços de saúde, contendo artigos e pesquisas de renomados profissionais de saúde do Brasil e do mundo. A revista tem a missão de publicar artigos originais e inéditos, de natureza científica, apresentando resultados de pesquisas relevantes para a saúde pública, de interesse regional, nacional e internacional, visando à redução das desigualdades em saúde no Brasil. Esse periódico está aberto a contribuições da comunidade científica regional e nacional, arbitrado e distribuído a leitores do Brasil.

2006

Ampliando, ainda, mais sua atuação na área acadêmica, desde 2006, a ESP/CE sedia a realização do Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública do Ceará (Dinter/CE), como resultado da celebração de um convênio de cooperação técnica, firmado entre a USP, SESA, UECE e UFC, com a interveniência da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e da ESP/CE. Este convênio teve por objetivo oferecer, no Estado do Ceará, uma turma fora da sede do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP), da Faculdade de Saúde Pública da USP, na modalidade de doutorado, para atender às necessidades de capacitação docente das Instituições de Ensino Superior no Estado do Ceará, em nível de doutorado; além de promover a consolidação da pesquisa científica de qualidade e relevância social, nas instituições e no Estado.

Assim, o Dinter em Saúde Pública foi concluído em 2010; capacitou e titulou 17 docentes das instituições parceiras, potencializando suas atuações em ensino e pesquisa. O curso contemplou cinco áreas de concentração: Epidemiologia, Nutrição, Saúde Ambiental, Saúde Materno-Infantil e Serviços de Saúde Pública. Em cada uma dessas áreas, um conjunto abrangente de linhas de pesquisa ensejou o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, conferindo ao curso amplas possibilidades para abordagens diferenciadas na esfera da Saúde Pública.

No período de 2006 a 2008, a ESP/CE sediou o Mestrado Profissional em Saúde Pública, com concentração em Vigilância em Saúde, ministrado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz) e financiado pelo Banco Mundial, por intermédio do Projeto Vigisus. O mestrado, voltado para capacitar 30 profissionais de saúde com vínculo com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos estados do Ceará, Piauí e Alagoas, buscou capacitar gestores e outros profissionais de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Vigilância em Saúde.

Em 2006, a ESP/CE participou do Projeto de Intercâmbio de Conhecimentos para Formação de Recursos Humanos por Competências nas Escolas de Formação em Saúde do Estado do Ceará. Esse projeto envolveu uma parceria entre as seguintes instituições: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria (SESA) e ESP/CE; Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secretaria da Saúde; Prefeitura Municipal de Sobral/Secretarias de Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde e Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia; Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-CE); e os parceiros canadenses: Consórcio Internacional de Desenvolvimento da Educação (CIDE), Colégio de Educação Geral e Profissional (Cegep) de Sainte Foy e John Abbott, apoiados pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), de Quebec, no Canadá.

Esse projeto de fortalecimento da capacidade institucional das escolas de formação de recursos humanos para o SUS, que permitiu experimentar e ofertar programas de formação técnico-profissional, baseados em competência, foi uma experiência piloto, realizado no estado do Ceará.

Dentre os produtos deste projeto, destacam-se o desenho e a implantação de seis programas de educação técnico-profissional por competências, pelas escolas de saúde, participantes do projeto, de acordo com as necessidades do SUS, sendo geridos segundo as práticas de gestão por competências, a saber: Técnico em Prótese Dentária; Cuidador Domiciliar; Técnico em Sistemas de Informação em Saúde; Técnico de Atendimento Pré-Hospitalar; Técnico em Radiologia; e Técnico de Acolhimento em Saúde.

Em julho de 2006, a ESP/CE realizou a II Expoesp, com o tema “A ESP/CE na Construção do Conhecimento e do Controle Social”. Nesta edição, foram apresentados 154 trabalhos e cerca de 375 inscritos, que fizeram da Escola de Saúde Pública uma seara fértil para apresentações e debates de temas importantes e a formulação de propostas na área de saúde, educação, cultura e cidadania, conforme idealizado pelos organizadores do evento. Dentro da programação dessa exposição, aconteceram, simultaneamente, cinco eventos: III Mostra Saúde da Família do Ceará; II Mostra em Vigilância Sanitária do Ceará;
IV Fórum e II Mostra de Residência Médica do Ceará; I Fórum de Responsabilidade Social; e I Mostra de Arte e Cultura em Saúde Pública.

A ESP/CE desenvolveu, em 2006, o projeto de expansão com a construção do Núcleo de Educação Profissional. O espaço construído, incluído na estrutura organizacional da ESP/CE, passou a ser chamado de Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps). A essa Diretoria cabe desenvolver projetos e programas da área de Educação Profissional, tendo como missão desenvolver programas de formação técnica dos profissionais de nível médio para as diversas áreas de Atenção à Saúde e fomentar a pesquisa em educação profissional, conforme a missão da ESP/CE. Em 2011, a Dieps elaborou propostas e iniciou
dez cursos técnicos: Técnico em Vigilância em Saúde, Técnico em Radiologia, Técnico em Citopatologia, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Saúde Bucal (a distância), Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Enfermagem (complementação), Técnico em Enfermagem (a distância) e Técnico de Agente Comunitário de Saúde.

No mesmo ano, inaugura a Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS), passo decisivo, com vistas a assegurar, ampliar e democratizar o acesso às informações em Saúde Pública nas unidades de informação e instituições do SUS-Ceará, permitindo, aos usuários da biblioteca da ESP/CE, acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas, geradas por instituições do SUS e acadêmicas, disponíveis na BVS, possibilitando a navegação por mais de 13 milhões de referências.

2007

Por meio do Sistema Rede E-Tec Brasil, no ano de 2007, a ESP/CE passou a ofertar educação profissional e tecnológica a distância, tendo como propósito ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, ofertados a comunidade e descentralizados, executando os Cursos Técnicos em Enfermagem e em Saúde Bucal, ambos com carga horária de 1800 horas, disponibilizando 200 e 100 vagas respectivamente. Os cursos beneficiaram os municípios de Aracati, Acopiara, Baturité, Caucaia, Crateús, Horizonte, Mauriti, Quixeramobim e Tauá.

Outro avanço, bastante significativo, no campo das novas tecnologias, foi a integração da ESP/CE à Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor). Criada para integrar instituições de pesquisa, educação profissional e superior, a GigaFor é uma rede de alta velocidade (2,5 gigabits por segundo), constituída por um anel ótico, para servir algumas instituições públicas.

2008

Em agosto de 2008, os funcionários da ESP/CE participaram de um curso para conhecer e aderir à proposta do GesPública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), criado em 2005 pelo governo federal e elaborado a partir do modelo de excelência em gestão pública. Por meio do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, no ano de 2008, a ESP/CE deu início ao Programa de Desenvolvimento Docente para seu corpo de servidores, com 60 participantes.

Em setembro, do mesmo ano, a ESP/CE realizou a III Expoesp, com o tema “A Contribuição da ESP/CE na Consolidação do SUS”, confirmando a exposição como o mais importante e completo evento científico estadual de Saúde Pública, chegando a fazer parte do calendário nacional de encontros da área de saúde.

Na área de Atenção à Saúde, médicos e enfermeiros participaram de cursos de atualização em Saúde da Família e Procedimentos de Enfermagem e em Atenção Primária à Saúde. Foram formados 32 médicos em Engenharia Clínica, 26 em Gerontologia, 44 em Geriatria, 11 em Neonatologia e 18 em diabetes. Além de 66 especialistas na área de Vigilância em Saúde, 30 em Farmácia Hospitalar e 35 especialistas em Gestão da Assistência Farmacêutica.

Além disso, com o objetivo de desenvolver programas de formação e educação permanente em nível básico e técnico, a ESP/CE formou 1.256 Agentes Comunitários em Saúde, 75 Técnicos em Higiene Dental. Para os novos profissionais médicos, ofereceu 156 vagas em seu Programa de Residência. No mesmo período, normatizou o processo de seleção pública de 95 funções de diretores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Policlínicas.

Ainda em 2008, a ESP/CE obteve novo credenciamento, como Instituição de Ensino Superior (IES), expedido pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) por meio do Parecer nº 0080/2008, de 13.08.2008, com vigência até 31.12.2008. A ESP/CE obteve seu 3º credenciamento, por meio do 3º Parecer CEE Nº 0585/2008, de 09/12/2008, com validade até 31.12.2012.

2009

No ano 2009, a ESP/CE capacitou 6.767 trabalhadores do SUS nas categorias de médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, gestores, conselheiros, entre outros profissionais da área de saúde, por meio de oferta de cursos, que atenderam às demandas das áreas estratégicas da política de saúde do governo do Estado, a saber, Atenção à Saúde, Gestão em Saúde, Vigilância da Saúde e Educação Profissional em Saúde.

No mesmo ano, foram desenvolvidas parcerias importantes, como a participação no Programa de Implementação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – Curso Técnico de Enfermagem, com a SEDUC, na definição das diretrizes pedagógicas, supervisão e acompanhamento técnico-pedagógico do curso de Enfermagem, com meta de 3.375 estudantes do ensino médio, que iniciaram formação técnica em Enfermagem. Também, ocorreu a realização do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, em parceria com a ENSP/Fiocruz, ofertando 311 vagas para os gestores do Ceará.

Em setembro 2009, aconteceu a IV Expoesp, com o tema “Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: Desafios e Estratégias”. O evento envolveu 510 participantes, entre profissionais e estudantes da área da saúde, que debateram temas como: Democracia e Gestão Participativa; Financiamento do SUS; Educação a Distância em Saúde; Saúde do Idoso; Combate à Violência e Promoção da Saúde; Vigilância em Saúde, Controle Social e Consórcios Públicos no SUS.