Escolha uma Página

Diretrizes

O desenvolvimento de pesquisas em temas relevantes, para o sistema de saúde, sempre ocupou lugar de destaque na ESP/CE, contribuindo para o seu reconhecimento como um centro de reflexão estratégica e produção de conhecimento.

No âmbito interno a ESP/CE possui componentes que estão diretamente relacionados às ações de pesquisa, a saber o Centro de Investigação Científica (Cenic), que tem como principal atribuição o suporte técnico da pesquisa e da investigação científica da Escola, o que se torna estratégico para o acompanhamento das políticas de pesquisa institucional.

Dados alguns dos componentes relevantes para o desenvolvimento da pesquisa na ESP/CE, devemos estabelecer em quais linhas de pesquisa são desenvolvidas as atividades de pesquisa e ciência na Escola. Para tal, se faz importante trazer o entendimento da Capes e do CNPq no que diz respeito ao conceito de Linhas de Pesquisa, estas são entendidas como “[…] a representação de temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si” (Glossário Capes-CNPq1).