Escolha uma Página

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico (PE) é um processo gerencial, que busca apresentar a sequência lógica da formulação da missão, visão, dos valores e objetivos para a seleção e execução de programas de ação, levando em conta as condições internas e externas e sua evolução esperada.

O Programa de Gestão Estratégica e Operacional da Escola de Saúde Pública do Ceará foi elaborado a partir da concepção tradicional de Planejamento e do Balanced Scorecard dos Professores Kaplan e Norton. O alinhamento do Programa de Gestão Estratégica e Operacional, com as diretrizes do Planejamento Governamental, é a questão-chave para o efetivo desempenho organizacional da ESP/CE, interligando o Planejamento Estratégico da instituição aos instrumentos de planejamento governamental, nos níveis nacional e estadual (PPA 2016/2019); nos eixos “Educação de qualidade como caminho para a cidadania e o desenvolvimento social e econômico” (PPA nacional); “Ceará Saudável” (PPA estadual); e no tema “Educação Permanente em Saúde” foco da nossa ação.

A formulação das estratégias e dos planos da ESP/CE está consolidado no documento Programa de Gestão Estratégica e Operacional – Planejamento Estratégico, elaborado com a participação pessoal do superintendente, dos diretores, supervisores das áreas programática e instrumental e gerentes de projetos em oficinas de trabalho, para o período de 2016 a 2019. Ressalte-se que o referido Programa é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Para monitorar seus projetos, a ESP/CE estruturou o Escritório de Monitoramento de Projetos (EMP), que é um arranjo institucional, coordenado pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), com a finalidade de gerar informações, referentes à execução dos projetos, acompanhar monitorar e identificar possíveis riscos e ameaças, bem como recomendar medidas, que subsidiem a tomada de decisões dos níveis estratégicos, visando ao alcance dos resultados desejados com a execução dos projetos. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborados pelos órgãos de execução programática e instrumental, são analisados e avaliados pela Comissão Técnica de Avaliação de Projetos (Comtap), instância colegiada, instituída com a finalidade de assegurar que as execuções dos mesmos estejam alinhadas com as diretrizes das políticas públicas de saúde, com o Plano Estadual de Saúde (PES), Plano Anual de Saúde (PAS), Projeto Político Pedagógico (PPP), bem como os instrumentos de planejamento governamental (PPA, LDO, LOA), de planejamento estratégico e missão institucional.

Os processos de trabalho são mapeados, acompanhados, monitorados e avaliados pelo Escritório de Processos Organizacionais (EPO), criado pela Portaria nº 12/2018, sob a coordenação da Adins em parceria com as demais áreas orgânicas, cuja finalidade é promover o gerenciamento dos processos organizacionais da ESP/CE de forma a conferir maior efetividade às ações desenvolvidas e contribuir para ampliação da cooperação e integração entre as diversas áreas da instituição.

O planejamento é monitorado e avaliado, sistematicamente, em reuniões, denominadas “café.com.adins”, no Escritório de Projetos, coordenadas pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins). Nesse processo, é utilizada a ferramenta “Relatório 3 Gerações”, que permite a análise das causas, dos efeitos e desvios entre o programado e o executado, de forma que os responsáveis pelas metas, possam corrigir, em tempo real, as distorções e realinhar suas ações.

Em 2019, foi realizado um novo Planejamento Estratégico, ciclo 2020/21, quando foram propostos novos conceitos. A Missão, Visão e os Valores Organizacionais, apresentados abaixo, representam a intenção estratégica, o pensar sistêmico, que influenciam o comportamento e as atitudes dos trabalhadores da ESP/CE.

Missão

Promover a educação, o conhecimento e a inovação, contribuindo para a saúde, individual
e coletiva e a melhoria da qualidade de vida e felicidade.

Visão

Ser referência de inteligência, ensino, pesquisa e extensão para os cidadãos, gerador
de conhecimento e desenvolvimento sustentável, visando a qualidade e a eficiência do
sistema de saúde .

Valores Organizacionais

  • Resultado centrado do cidadão
  • Humanização do atendimento
  • Valorização das pessoas
  • Transparência
  • Conhecimento e inovação

Objetivos Institucionais

Os objetivos institucionais da ESP/CE são resultados de todo processo de Planejamento Estratégico, que teve início na realização da análise de cenário, que possibilitou a compreensão, por parte dos participantes, do posicionamento estratégico da ESP/CE no cenário das variáveis do ambiente total no qual está inserida. O processo tem respaldo na análise SWOT, técnica creditada a Albert Humphrey que liderou um projeto de
pesquisa na Universidade de Stanford.

Após a aplicação da matriz SWOT, os objetivos estratégicos, definidos para o cumprimento da Missão e Visão Institucional, foram estruturados no Mapa Estratégico, segundo o Modelo Balanced Scorecard (BSC), a metodologia de medição e gestão de desempenho, desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS), Robert Kaplan e David Norton, em 1992.

Os objetivos estão distribuídos nas perspectivas: Resultados Institucionais, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento e Sustentabilidade Financeira, em uma relação de causa e efeito.