Escolha uma Página

Educação como processo de crescimento e desenvolvimento continuado

A Educação se identifica com a vida, portanto não é algo separado da vida humana, embora ela não seja a vida. No entanto, é ela que faz com que a vida alcance todo o seu sentido. Já pensou a vida sem Educação? É a Educação que torna o homem consciente de suas capacidades, possibilidades, aspirações, valores, limitações e o motiva a procurar sua realização.

A educação humana estende-se pela vida inteira. Por isso, é de grande importância que o homem renove e aprofunde, continuamente, o sentido de sua vida, atualizando o seu quadro de valores, por meio de uma educação permanente, que contribua para a constante atualização e o desenvolvimento do homem, quanto aos seus conhecimentos, valores e suas atitudes, seja do ponto de vista intelectual, social, moral, estético, político e espiritual.

O fim da educação não é vida completa, mas vida progressiva, vida em constante ampliação, em constante crescimento e desenvolvimento. A vida é, portanto, tanto melhor, quanto mais alargarmos nossa atividade, pondo em exercício todas as nossas capacidades. Esse ideal é não somente individual, como social, no desenvolvimento de cada indivíduo, dirigido de modo que se assegure o máximo desenvolvimento de todos. Tal desenvolvimento progressivo e permanente constitui a essência da vida perfeita (DEWEY, 1975, p. 41). Assim, a sociedade determina seu próprio destino e futuro por
meio da Educação. Essa marcha cumulativa de ação para um resultado ulterior é o que se chama crescimento e desenvolvimento do ser humano.