Escolha uma Página

Políticas e Diretrizes de Inteligência em Saúde

O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará – CISEC – é uma estrutura centralizada voltada à captura, processamento e análise de informações relevantes. A premissa é buscar informações relevantes, analisar a distribuição, padrões e determinantes das condições de saúde e doenças associadas à população do Estado do Ceará para subsidiar Políticas de Saúde. Dessa forma, destina-se acelerar a jornada do Estado em direção a níveis elevados de desenvolvimento humano e social.

O uso da inteligência na saúde é fundamental para a produção de análises capazes de orientar a execução de políticas pertinentes, e que sejam úteis e impactantes para a sociedade. De modo geral, as modalidades de inteligência relevantes para a análise do panorama na área da Saúde incluem informações sobre Ambiente e seus riscos, Epidemiologia (incluindo a Vigilância), Capacidades da Força e do Sistema de Saúde e Capacidades do Sistema de Ciência e Tecnologia local.

Faz parte dos objetivos do CISEC produzir inteligência para a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e para a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) sob a forma de boletins, relatórios, análises, estimativas, projeções, análises de impacto, simulações e outros produtos técnicos de formato apropriado para demandas governamentais. Em paralelo, o CISEC oferece uma plataforma de trabalho considerável para estudos acadêmicos nas esferas de graduação e pós-graduação, além de base para produção do mesmo nível por consultores nacionais e internacionais.

Nessa esfera, as entregas do CISEC são as tradicionais formas acadêmicas de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, revisões e manuscritos originais. O CISEC também contempla interações produtivas com o setor produtivo, exemplificado por federações, institutos privados, “think tanks” e outras. Destaca-se os objetivos do CISEC em:

  1. Busca ativa de acesso a bases de dados governamentais e não governamentais e construção de novas bases de dados relacionais em consórcio com entidades públicas e privadas.
  2. Subsidiar a implementação de medidas preventivas e de projetos para melhoria dos agravos à saúde.
  3. Promover a integração das informações no campo da vigilância epidemiológica para promoção da prevenção e controle de agravos; compartilhando e disseminando informações de interesse público.
  4. Observar através da análise de parâmetros objetivos a qualidade da atenção primária à Saúde e da Saúde Hospitalar no Estado.
  5. Monitorar e modelar os fluxos de usuários intra e entre macrorregiões de Saúde do Ceará com o objetivo de subsidiar a Secretaria de Saúde em sua missão de promover a integralidade da assistência, ordenando e harmonizando a oferta assistencial às necessidades do usuário de forma equânime (i.e., conceito de regulação em Saúde).
  6. Identificar regiões-chave e perfis profissionais para a alocação de novas unidades e equipamentos de Saúde no Estado do Ceará.
  7. Localizar no mapa do Estado a distribuição da Força de Trabalho da Saúde (i.e., mapas físicos georreferenciados), mapeando suas competências e alocando-as às áreas de maior necessidade (i.e., mapa de competências).
  8. Subsidiar a Secretaria de Saúde em seus esforços para a organização de uma estrutura de Economia em Saúde no Estado.
  9. Estabelecer bancos de dados para recrutamento de especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de auxiliar a gestão de crises em vários cenários de doenças, agravos à Saúde e em eventos de grande proporção/extensão no Estado do Ceará.
  10. Atuar de forma integrada com as diversas Secretarias de Estado e alinhar-se ao Programa “Big Data” do Governo coordenado pela Casa Civil, à política de transparência da Secretaria de Saúde (IntegraSUS) e ao Programa Cientista-Chefe da FUNCAP.

O CISEC atua como instância integradora da informação, gerando vigilância permanente em saúde pública nas diferentes áreas e níveis, constituindo assim um órgão de assessoria direta capaz de aportar informação oportuna e relevante para apoiar, com uma base técnico-científica, o processo de tomada de decisões.