Escolha uma Página

Políticas e Diretrizes de Extensão em Saúde

Com o propósito de contribuir para o bem-estar e felicidade das pessoas, o Centro de Extensão em Saúde (CEESA) tem a missão de promover a saúde individual e coletiva para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sua visão é ser referência aos cidadãos como sistema de saúde acessível, sustentável e de equidade, gerador de conhecimento e inovação e valores: Resultado centrado no cidadão; Humanização e Valorização das pessoas; Transparência; Conhecimento e Inovação. Seu objetivo estratégico é gerar resultados para a sociedade e usuários (Orientações Estratégicas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará).

O Plano Plurianual do estado do Ceará período 2020-2023 contempla ações do CEESA na iniciativa 632.1.06 – Promoção do incentivo ao autocuidado do cidadão, com a seguinte caracterização: promoção da saúde focado no autocuidado como forma de garantir autonomia e emancipação do indivíduo para sua máxima inclusão social em benefício à vida, saúde e bem-estar, a partir da perspectiva individual e coletiva. Fomentando hábitos saudáveis e mudança de comportamento, bem como melhorias na qualidade de vida, incluindo a implantação de territórios saudáveis considerando os determinantes gerais das condições de vida e saúde da sociedade. Refere-se à realização de projetos de forma intersetorial e integrada, envolvendo a sociedade na constituição do
Estado Saudável.

Para dar respostas às necessidades da sociedade, as políticas de extensão da ESP/ CE buscam corresponder aos programas governamentais Vivendo com Saúde no Ceará e Cuidando de quem Cuida por meio da implementação e execução dos projetos, cursos de extensão, eventos e prestações de serviços. Incrementa-se, também, a elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos, que possibilitem o desenvolvimento de ações de alcance social e que atendam às demandas em saúde da população.

Nesse sentido, a ESP/CE vem, ao longo dos anos, estabelecendo parcerias com as Universidades públicas (UFC, UECE), Secretarias do Estado e dos Municípios, além de outros órgãos e outras entidades para estimular a participação efetiva da sociedade na vida da instituição.

A realização das parcerias acontece de acordo com as atividades a serem executadas, tendo como preocupação precípua a de integrar o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, coadunando o comprometimento dos profissionais de saúde com os dos interesses e das necessidades da sociedade, em todos os níveis, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber acadêmico ao popular, possibilitando manifestações do
saber popular, da arte e fortalecendo o exercício da cidadania.

Conforme Paulo Freire 1987, o homem não participará ativamente da história, da sociedade, da transformação da realidade, se não tiver condições de tomar consciência da realidade e, mais ainda, da sua própria capacidade de transformá-la. O objetivo primeiro de toda educação é provocar e criar condições para que se desenvolva uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação.

À luz dessa perspectiva, e a partir dos compromissos da gestão da saúde, definidos pelos documentos supra citados e pela Plataforma de Modernização da Saúde (PMS) da Secretária de Saúde do Estado do Ceará ( SESA), o centro de extensão redefiniu as suas ações em 2020, lançando um olhar, mais atento, sobre o usuário do Sistema de Saúde, o trabalhador da saúde e a sociedade em geral, no sentido de assegurar o bem-estar, a felicidade e o cuidado com as pessoas.

Nesse sentido, foram traçados dois eixos prioritários nos quais estão presentes os valores e princípios norteadores das políticas de saúde, bem como, o efetivo alinhamento, desses eixos, com os resultados esperados pela sociedade e pelos usuários cearenses. Considerando a Política Nacional de Promoção da Saúde 2002, em seus pilares e estratégias potenciais de abordagem dos problemas de saúde, encontra-se o primeiro eixo, e assume-se
em seu conceito amplo, pautado de discussão sobre qualidade de vida, que contribui, para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito dos problemas de saúde.

O segundo eixo, visa gerar transformação de caráter prático no contexto de valorização do trabalho e trabalhador, a partir do desenvolvimento de ações que preencham o espaço na área de saúde que priorizem quem cuida do cuidador.

As atividades do CEESA seguem ainda as orientações da nova gestão de que, as demandas sejam a partir da sociedade, geradas por ela e centradas no cidadão.

Assim, para dar respostas às necessidades da sociedade, as políticas de extensão da ESP/CE estão sendo efetivadas por meio de ações de educação popular em saúde; ações preventivas; capacitação de lideranças comunitárias, representantes de associações, sindicatos e movimentos sociais da saúde e educação para atuarem como multiplicadores de Educação em Saúde na comunidade, formação de comitês para construção da política de promoção de saúde do estado; colóquios, webconferência, videoconferência.