A Teleducação, um dos eixos da Telessaúde, deve promover a aprendizagem significativa propondo a transformação das práticas profissionais por meio da reflexão crítica. De acordo com Ceccim (2004), os processos de educação dos trabalhadores da saúde devem acontecer partir da problematização do processo de trabalho e considerando as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações.
Na ESP/CE a Teleducação consiste em ações de educação permanente mediadas por tecnologia, a qual consegue replicar a proposta educacional para localidades fisicamente distantes, para a construção e aperfeiçoamento de conhecimentos de profissionais das diferentes áreas do conhecimento (BRASIL, 2011). De acordo com WEN (2008), a educação permanente de profissionais de saúde por meio de tecnologias é uma das ações que podem melhorar a qualidade da saúde no Brasil.
Esse tipo de educação é desenvolvido por meio de web palestras, videoconferências, web aulas e cursos ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e da comunicação e inclusive reuniões de matriciamento articulados às demandas de educação permanente das equipes de saúde (BRASIL, 2015).
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues – ESP/CE vem utilizando a Teleducação como uma das ações de educação permanente independentes ou inseridas em cursos e programas que utilizam a modalidade de ensino remoto emergencial e a educação a distância.
Dentre as ações de Teleducação realizadas pela ESP/CE podemos destacar as videoconferências e web palestras que permitem a integração, em tempo real, recebendo e enviando áudio e vídeo entre os pontos de conexão e agregam inúmeras vantagens, como redução de deslocamento dos profissionais para qualificação nos centros especializados; atualização do profissional por meio de aulas ministradas à distância; melhoria da atenção à saúde nos locais de difícil acesso e interação entre academia e Unidade Básica de Saúde (GODOY, GUIMARÃES, ASSIS, 2014).
A Telepreceptoria
A Telepreceptoria é um dos tipos de Teleducação que será enfatizado na ESP/CE, e realizada junto com as Residências Médica e Multiprofissional.
Desta forma, a ESP/CE vem se estruturando para atender a todas as demandas de Teleducação que serão executadas pelo Núcleo de Teleducação junto com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD), apontando uma necessidade mínima de:
- Recursos Humanos – Teleducação em geral: 01 especialista – coordenador, 05 profissionais graduados, 01 secretária
- Recursos Humanos – Telepreceptoria: 10 preceptores
- Material permanente e de consumo: 17 computadores completos, 18 módulos isolador, 17 headseats com qualidade de áudio, 17 webcams hds /01 microfone de mesa, 17 caixas de som, 17 Hds para armazenamento de vídeos, 17 extensões usb de (3 a 5 metros), 17 filtros de linha /01 tv de 60”, 01 switch de 24 portas
- Mobiliário: 17 mesas, 17 cadeiras, 03 armários, 01 mesa de reunião
- Software: 5 licenças do camtasia
Farão parte das atribuições dos profissionais de tele-educação:
- Acompanhar as webs desenvolvendo as estratégias educacionais juntamente com os educadores que estarão conduzindo as tele-educações;
- Oferecer suporte e orientação aos usuários (palestrantes, moderadores e espectadores) durante a execução das tele-educações;
- Realizar transmissões via youtube utilizando softwares de stream e de videoconferência;
- Apoiar eventos presenciais na ESP/CE;
- Realizar gravações de eventos e webaulas para os cursos e programas da ESP/CE;
- Realizar edições de vídeos das webconferências;
- Apoiar o Núcleo de Educação a Distância (NEAD);
- Realizar atividades de telepreceptoria.