Este pressuposto filosófico é a base para os demais. Democracia é mais do que uma forma de governo; é, essencialmente, uma forma de vida associada de experiência conjunta (DEWEY, 1916). Democracia é a discussão pública e inteligente em torno de problemas comuns. A sociedade democrática está baseada na comunicação, cooperação e livre interação entre todos os indivíduos envolvidos nos problemas, e não no uso da força para solucionar os conflitos.
A vida democrática depende de uma educação, que desenvolva o hábito de pensar reflexivo. Aprender a pensar, portanto, é a principal função da educação e é condição de possibilidade para a vida democrática. Por sua vez, a vida democrática não é a repetição de fórmulas ou a aplicação mecânica de conhecimentos memorizados, mas uma contínua reconstrução da experiência compartilhada na qual as experiências prévias, acumuladas ao longo da vida, são imprescindíveis.
Educação é vista, sobretudo, como um processo e uma ação social, cultural e política da comunidade humana em qualquer tipo de sociedade. Em uma sociedade democrática, há a participação nos seus bens de todos os membros em igualdade de circunstâncias e é assegurado um reajuste flexível das suas instituições através da interação das diferentes formas de vida associativa. Assim, toda sociedade democrática deve ter um tipo de educação, que desenvolva, nos indivíduos, um forte interesse pessoal nas relações e no controle social, que assegure transformações sociais. Neste contexto, a Educação deve ser antiautoritária, dialógica e interativa, colocando o poder nas mãos da sociedade.
Concretamente, uma das implicações da Educação, em uma sociedade democrática, é a mudança de postura do professor, ou seja, a relação professor-estudante, que sempre foi vista como uma relação entre opressor e oprimido, passa a ser agregadora, em que ambos aprendem em conjunto, buscando soluções para os problemas do cotidiano, na qual o professor respeita as limitações e condições do estudante e contribui para que ele não se desvincule de sua realidade.