Tratamos como pressupostos um conjunto de crenças, a epistemologia ainda aduz, que ele está relacionado a um valor, a um sentido, portanto, considerando as condições de conhecimento que valoram a formação das crenças, temos a pesquisa ou o senso comum. Para este texto, nos deteremos na pesquisa, condição de desenvolvimento do conhecimento. Antes de contemplarmos quais os pressupostos da pesquisa presentes no Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola de Saúde Pública do Ceará-ESP/CE, será necessário inicialmente conceituar pesquisa, sendo assim, podemos entendê-la como:
[…] toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento,
ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações (PÁDUA,1996, p.94).
A pesquisa científica busca esclarecer um problema através de um estudo planejado, que considera o método como caminho para este esclarecimento. Nestas condições a pesquisa científica vem para analisar, investigar, assim, contribuindo com a classificação dos fenômenos e na resposta aos questionamentos. Observamos então, que a pesquisa pode ser ampla em sua conceituação, diante do conceituado por Pedro Demo a pesquisa pode ser considerada um “questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade
em sentido teórico e prático” (1996, p. 34).
A pesquisa científica está ligada diretamente à fundamentalidade enquanto meio de garantia para o saber formal. O espírito científico, ou seja, o entusiasmo pela ciência, deverá ser construído de maneira a fomentar a pesquisa, deste modo, podemos perceber que um está ligado ao outro. O meio acadêmico à pesquisa e a própria pesquisa ao meio acadêmico, a formalidade da ciência. Sobre esta observação, podemos esclarecer que “[…] o objetivo da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos” (GIL, 1999, p. 42). É fundamental que percebamos a pesquisa enquanto um meio de adquirir o conhecimento, para que se possa cumprir um papel de desenvolvedor do conhecimento, local onde encaixa-se a Escola de Saúde Pública do Ceará. O cultivo do espírito científico, ou seja, o entusiasmo pela ciência também não deve ser esquecido, visto que o mesmo gera o melhor espaço para o desenvolvimento das atividades de pesquisa (NAVES, 1998).
A prática científica está voltada para a capacidade de raciocinar logicamente, bem como de analisar situações para contribuir como a realidade vivenciada a fim de transformá-la, confrontando-a de forma relacional. Podemos dizer que se trata de uma forma de participar na história e não apenas condicionar-se a realidade posta. As informações em pesquisa são significativas, ou seja, são dotadas de capacidade de mudança das realidades.
A pesquisa é um meio para chegar-se ao conhecimento formal, portanto, podemos anuir que a formação educacional de nível superior pressupõe a pesquisa como uma garantia de saber, o que a torna relevante e fonte de desenvolvimento do conhecimento acadêmico. Segundo Ruiz (1985) a “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência” (p. 170). Podemos salientar que essa rigidez metodológica completa o caráter formal da investigação, elemento fundamental da pesquisa. Essa investigação busca dar uma resposta, uma solução satisfatória a um determinado problema, mas não reduz-se nela mesma, o que auxilia na formação de novas indagações e, posteriormente, mais conhecimento. As ciências evoluíram a partir da pesquisa (NAVES, 1998).
Para além das questões já levantadas, temos as condições da pesquisa como citado por Gallian (2008), que trata como conhecimento transmitido na história, não excluindo conhecimentos empíricos e o bom senso do pesquisador. Diante do descrito, temos que pressupostos são respostas prováveis para uma condição de pesquisa, condição esta que contempla a realidade a ser estudada por meio da cientificidade, destaca-se no PPP da ESP/CE os seguintes pressupostos de pesquisa:
- Cientificidade, os meios pelos quais se realizará pesquisa serão dotados de ciência, assim, colaborando para a comunidade de forma fidedigna com métodos considerados científicos e teorias que abranjam a realidade a ser estudada.
- Contemporaneidade do Estudo, considerando que a pesquisa tem rigor não apenas de método, científico, como teórico, estabelecemos a atualidade como um dos pressupostos de pesquisa, a fim de contemplar o desenvolvimento de estudos que abranjam as discussões mais recentes, assim, dialogando com as questões contemporâneas. Lembrando que a realidade é movimento e que as verdades científicas não são fixas e nem sempre hegemônicas.
- Tal como cita Gramsci “Se as verdades científicas fossem definitivas, a ciência teria deixado de existir como tal, como investigação, como novas experiências, reduzindo-se a atividade científica à repetição do que já foi descoberto.” (1987, p.70).
- A Ética Científica, tal pressuposto contempla dispositivos legais que serão fundamentais para o caminhar da pesquisa, além de definir uma segurança ao desenvolvimento da ciência. Este pressuposto lembra ainda que as pesquisas com seres humanos precisam observar as resoluções do Conselho Nacional de Saúde-CNS, para justamente a obtenção dos requisitos éticos de pesquisa.
- Integridade na/da Pesquisa: o pressuposto pode ser considerado um resultado da ética científica, uma vez que ele é a materialização da conduta científica, que nega ao plágio e à falsificação da pesquisa. Esse pressuposto compreende a necessidade de gerar dados confiáveis e a conduta responsável diante da pesquisa.