O processo de elaboração de um currículo envolve várias etapas, incluindo a identificação de objetivos de aprendizagem, bem como a construção de experiências de aprendizagem para os estudantes. Enquanto que a perspectiva tradicional de currículo está, estreitamente, associada às ideias de “documento oficial”, a perspectiva moderna dá cada vez mais importância ao docente, como ator essencial na interpretação, elaboração e reformulação do currículo, adaptando-o às situações concretas.
A ESP/CE procura conciliar, na construção do currículo de seus diferentes cursos, as demandas identificadas, sua vocação institucional e sua capacidade de atendimento. Não se esquecendo de atender aos princípios norteadores, que propiciem a inserção e a reinserção profissional dos seus estudantes no mercado de trabalho atual e futuro.
Nessa perspectiva, a ESP/CE adota a abordagem de Ten Cate, cuja proposta estabelece dez passos para o Desenho de Currículo Baseado em Competências, descrito no item 4, deste documento.
Assim, cada currículo a ser desenhado, deverá ser composto por uma justificativa, pelas competências, pelos objetivos de aprendizagem, pelo perfil da clientela (conhecimentos, habilidades e atitudes prévios), pelos princípios, pelas premissas educacionais, pela estrutura (módulos, unidades, blocos, etc.), pelos conteúdos, os métodos e pelas técnicas de ensino, pelo sistema de monitoramento e pela avaliação do estudante e do curso, como também pelo sistema de organização e gerenciamento do curso.
A ESP/CE procura, também, um contínuo aprimoramento do processo de formação, renovando e atualizando o currículo, segundo as emergentes e mutáveis demandas do mundo do trabalho, sem esquecer os valores que fomentem a criatividade, iniciativa e a liberdade de expressão.