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Políticas e Diretrizes de Ensino-Aprendizagem

A Escola de Saúde Pública do Ceará, de acordo com sua missão institucional de qualificar profissionais das mais diversas áreas de saúde, tem acumulado, ao longo dos anos, uma extensa experiência em ensino na saúde. Essa experiência tem se baseado nas necessidades, surgidas a partir das políticas públicas, que, dentre outros aspectos, expressam a carência de um contingente, cada vez maior, de trabalhadores qualificados para atuarem no SUS.
A ESP/CE, desse modo, qualifica e aperfeiçoa os recursos humanos e forma profissionais com novas possibilidades de realização econômica e pessoal, no exercício de atividades de largo alcance social, ao mesmo tempo em que contribui para minimizar as dificuldades da população, pela elevação dos padrões de qualidade do atendimento à saúde.

Para tanto, a Escola, sempre, buscou aliar metodologias de aprendizagem ativa, voltadas ao desenvolvimento de competências, não só na dimensão técnica, mas, também, científica, profissional, social e política, que possibilitem garantir a formação de profissionais, comprometidos com a realidade que os cerca, além de estimular posturas profissionais dinâmicas, ativas, críticas e reflexivas e em constante sintonia com o desenvolvimento dos processos tecnológicos.

Por isso, as políticas de ensino-aprendizagem da ESP/CE tomam como base as concepções e os pressupostos da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS),sobretudo no que se refere à aprendizagem no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho. Desse modo, a ESP/CE propõe a utilização de um modelo de ensino-aprendizagem com o objetivo de, a médio e longo prazo, promover o desenvolvimento de competências, por meio de programas educacionais, direcionados aos trabalhadores da saúde, que atuam ou que venham a atuar nos serviços de saúde, que compõem o SUS, visando à melhoria da qualidade da atenção à saúde da população. Para ser efetivo, tal modelo deverá caracterizar-se, dentre outros, pelos seguintes aspectos:

  • Vinculação da aquisição de novos conhecimentos à melhoria da prática profissional;
  • Abordagem educacional, baseada em competências, incluindo o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além do conhecimento;
  • Ênfase nas habilidades de comunicação para aperfeiçoar e enriquecer a relação profissional-usuário/comunidade;
  • Ênfase na aprendizagem colaborativa em grupos;
  • Aprendizagem com base em dados da realidade dos educandos e orientada para a qualidade da atenção;
  • Desenvolvimento do hábito da aprendizagem autodirigida de longo prazo;
  • Desenvolvimento do hábito de avaliação da prática profissional e de mensuração de desfechos;
  • Indução de uma cultura de mudança e renovação.

Desse modo, a educação permanente de profissionais de saúde, dentro da proposta da ESP/CE, deve ser entendida como um continuum, com uma extremidade aberta, a se fechar apenas quando da cessação das atividades do profissional ao término de sua carreira. Isso significa que considera-se a visão de um profissional em processo ininterrupto de reconstrução de si próprio, que nunca está completo, formado ou, finalmente, acabado, mas em uma condição permanente de identificação e preenchimento de lacunas, de descoberta de insuficiências, de resolução de imperfeições tão múltiplas quanto às variedades de suas experiências de trabalho.

Organização Didático-Pedagógica

Desenho / Organização Curricular

Perfil Geral do Egresso

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Sistemas de Avaliação da ESP/CE

Estágio Supervisionado Obrigatório