Conceito
Encontramos, em literaturas, vários conceitos de identidade organizacional. Segundo Albert e Whetten (1985), identidade organizacional compreende as crenças e os valores compartilhados, junto aos colaboradores, sobre o que é central, distintivo e duradouro na organização. Riel e Balmer (1997) seguem o mesmo raciocínio e acrescentam que, além do nível da percepção, a identidade organizacional se refere às características únicas e distintas da forma que estão enraizadas nos comportamentos dos membros.
Por sua vez, Markwick e Fill (1997) afirmam que, assim como os indivíduos possuem uma identidade, nas organizações isto também é verdadeiro. A identidade organizacional se refere à maneira como um órgão se apresenta a si mesmo, aos seus Stakeholders e ao modo como ela se distingue dos outros órgãos, tornando-se única. Sandberg (2003) afirma que o conceito de identidade organizacional está relacionado à pergunta “quem somos nós como organização?”.
Definição de Identidade Organizacional
A definição da identidade institucional representa o estágio inicial do planejamento organizacional, entendido como um conjunto de passos onde são identificados a missão, a visão de futuro e os valores institucionais da organização. É importante ressaltar que, ao contrário da iniciativa privada, as organizações públicas só podem fazer o que a lei permite, assim, cabe a elas, principalmente na definição de sua missão, observar o que impõe a legislação sobre sua área de atuação, de forma que, na definição de sua identidade, seja assegurada a decisão do legislador.
A organização pública tem como destinatário de suas ações os cidadãos, sujeitos de direitos, e a sociedade, demandante da produção do bem comum, criada para atender a uma necessidade da sociedade. Atender a essa necessidade é a missão da organização. Na criação de uma organização pública, o legislador define, objetivamente, sua área de atuação. Isso significa dizer que a organização desenvolverá suas atividades naquela área para atender à necessidade dos cidadãos e, que apesar de possuir missão mais rígida e determinada, o planejamento institucional – estratégico – deve definir, claramente, sua forma de atuação e a sua visão de futuro.