Outra dimensão da avaliação na Educação é a avaliação dos programas educacionais, que deve ser abrangente e estar atrelada a um processo de melhoria de qualidade. Assim, os programas educacionais, em uma perspectiva de consecução responsável, demandam ter a avaliação como atividade inerente à sua execução, vindo a subsidiar decisões aos seus proponentes e participantes, com vistas ao seu contínuo aprimoramento.
Integrando as decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, está o desafio de se estabelecerem indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. O processo de definição de indicadores é complexo, não só por que condensa a noção de qualidade que se está tomando, como referência para avaliação, mas, também, por dificuldades de operacionalização, em particular, quando se trata de investigar objetos multifacetados, usualmente, focalizados na pesquisa social, no âmbito em que se inserem as iniciativas em educação. Nesse contexto, que é complexo, todos os programas educacionais devem prever um conjunto de métodos e instrumentos de monitoramento e avaliação com diversos indicadores de estrutura, processo, resultado e impacto.