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Histórico

A Constituição Brasileira de 1988 consagrou um sistema de saúde de acesso universal e igualitário. Seus princípios e suas diretrizes norteiam a execução das ações de saúde de forma descentralizada, com enfoque na participação social e com maior ênfase na organização e gestão nos locais de saúde (BRASIL, 1988).
A partir de então, cumprir os propósitos do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser a política de saúde das três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal. Isso se constituiu em um grande desafio para os serviços de saúde, na busca de novas soluções organizacionais e institucionais para a garantia do atendimento universal à população, com qualidade. E, para alcançar esse objetivo, uma enorme tarefa se impõe: a formação de recursos humanos para o SUS.
Dentro desse entendimento, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), em 1992, delegou a um Grupo de Trabalho, composto por técnicos da própria SESA e da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a missão de implementar um projeto que proporcionasse aos profissionais de saúde o acesso à formação e capacitação de modo a desenvolver competências para operacionalização das suas atividades no âmbito do SUS.

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Anos 2000

Anos 2010