Espera-se do egresso da ESP/CE, um perfil geral, marcado por profissionais com:
- Aptidão para aplicar os princípios, as diretrizes e políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), de maneira ampliada e sistêmica.
- Capacidade analítica, visão crítica e competência para responder aos desafios demandados pelo SUS.
- Capacidade para participar de ações de planejamento e gestão em saúde, na sua área de atuação, para promover o bem-estar da comunidade.
- Formação geral e humanística, com a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos profissionais e sociais.
- Postura colaborativa, que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e desenvolvimento da cidadania.
- Capacidade de adaptação a novas situações.
- Preparo para o efetivo exercício da profissão, a partir dos processos de formação e de educação permanente em saúde.
- Postura pautada em princípios éticos, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e excelência técnica, promovendo a saúde integral do ser humano.
- Capacidade para a identificação de necessidades de aprendizagem individual e coletiva, incluindo a promoção da construção e socialização do conhecimento, promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos.
- Capacidade de reflexão sobre a própria prática, buscando aprender pela troca de saberes com profissionais da área da saúde e outras áreas do conhecimento, para identificação e discussão dos problemas, estimulando o aprimoramento da colaboração e da qualidade da Atenção, Gestão e Vigilância em Saúde.